sexta-feira, 25 de julho de 2014

ANÃO É O PAI DO NELSON NED

Depois que o Brasil classificou os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza como “resposta desproporcional” e chamou de volta seu embaixador em Israel para consultas, o que, diplomaticamente, é considerado uma afronta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou o Brasil como “anão diplomático” e como “criador de problemas”. Será que está querendo insinuar que nosso país é “di menor” e que a ONU deveria  apreendê-lo  e mandá-lo para a Fundação Casa... da Mãe Joana (antiga Febem)?! Mas o pior é que a piada já estava pronta, como diria o José Simão. Veja só: o porta-voz não só falou em “anão”, como ironizou, fazendo uma analogia com o futebol apresentado pelo Brasil durante a Copa, dizendo: “Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional, e quando apanha de 7 a 1 é desproporcional.” Só faltou citar um dos anões, o Dunga, que, por coincidência, é o novo técnico da  seleção. Aí, a desmoralização estaria completa, né?

Agora, falando sério. Kkkkkkkkkkkkkk!!! Não, é sério mesmo. Na verdade, Israel está “cuspindo no prato em que comeu”.  Em 1947, quando houve a divisão da Palestina entre árabes e judeus, o presidente da  Assembleia Geral da ONU era justamente um brasileiro, Oswaldo Aranha. Algumas das nações mais poderosas da época não eram muito favoráveis à ideia dessa divisão, porque tinham interesses comerciais na região, principalmente no que se referia ao petróleo, embora utilizassem o argumento de que os árabes eram a esmagadora maioria dos habitantes da região, por isso, a tendência era de que a votação seria adiada indefinidamente. Foi então, que Oswaldo Aranha começou uma verdadeira peregrinação pelos bastidores da ONU para garantir a votação. Depois da aprovação e da criação do Estado de Israel, os judeus o homenagearam dando seu nome a uma das maiores praças do país e a um kibutz.
 Branca de Neve acabou de curtir esse post.
Faixa de Gazes sendo atacada



Um comentário:

  1. Não conhecia o papel do Oswaldo Aranha na criação do estado de Israel...Achei justa a imagem de "cuspir no prato", algo que o estado israelense parece fazer não só com o Brasil, mas também com boa parte da humanidade.

    ResponderExcluir